CHOC : Il se filme en violant une Copte en... di BlogCopte
-> Mulheres cristãs coptas, em pleno dia, insultadas, violadas física/sexualmente por muitos militantes ao som de Allah Akbar. Para futura memória.<-
A democracia tornou-se numa palavra vazia. Tal e qual uma cabaça, sabemos o que vemos por fora, mas não temos nenhuma certeza das propriedades internas. Como é sabido, a democracia não se reduz ao processo eleitoral, mas se estende ao funcionamento das instituições, a defesa das minorias, a participação da sociedade civil, ao respeito da Constituição, a certeza das penas, a igualdade dos direitos e muito mais.
O que será do Egípto? Ninguém tem a mínima certeza, visto que são tantos os interesses em jogo. Mas uma coisa é certa, vários outros países africanos ainda serão desestabilizados. A questão é saber quem será o próximo.
Ontem o jornal americano, The New York Times, divulgou a notícia segundo a qual o Estado de Israel ajudou o general Abdul Fatah Sisi a efectuar o golpe que destituiu o presidente eleito Mohamed Morsi. Segundo a fonte do NYT, o general Sisi, antes de agir, pedira garantias que o Estados Unidos não cortariam as ajudas militares estimadas em 1bilião e 500milhões de dólares anuais. Ao que tudo indica, assim será, visto que os USA têm maior interesse em manter o Egípto sob a sua área de influência e os cortes ajudariam reforçar duas possíveis forças de influência: àquela russa e da Arábia Saudita.
A título informativo: o que mais interessa aos USA são as relações pacíficas e econômicas entre Israel e Egípto. A segurança de Israel não é negociável. Relações que se configuram nos acordos de Camp David, dos quais se acordara a possibilidade de Israel gerir a zona fronteiriça do Sinai, hoje infestadas por grupos terroristas.
Sobre a zona do Sinai: enquanto escrevo estas linhas, a agência Reuters está passando a notícia do assassinato de vinte cinco polícias e um General do exército egípcio por parte de um grupo terrorista ainda não identificado.
Estamos presenciando o início de uma história cujo o desfecho reserva milhares de surpresas. O importante é informar-se, entender o que se passa e agir, porque o que se está passando no Egípto, cedo poderá repetir-se em outros países africanos.
Era uma vez a "Primavera Árabe".
Via FPB aka #Angola2017
#Egipto #Primaveraarabe #africa #democracia #africanunion #europa #ocidente#egypt #cairo #Uniaoafricana
Nenhum comentário:
Postar um comentário